O que é Chatbot?
A pergunta principal: afinal, o que é chatbot? Um chatbot é um programa de inteligência artificial que simula um agente de atendimento ao usuário. Ele automatiza processos e funções de suporte, oferecendo respostas para as suas perguntas.
Em geral, os chatbots utilizam a linguagem natural. E com o avanço da inteligência artificial e do machine learning, chatbot pode literalmente aprender com as interações com as pessoas.
Ou seja, ele aprende com seus erros para conseguir responder com eficácia em uma próxima demanda similar. Isso significa que, aos poucos, conseguirá responder a questões mais complexas, trazendo agilidade para o atendimento e desafogando o trabalho dos atendentes humanos.
Há dois tipos diferentes de chatbot. O primeiro é do tipo ‘pergunta e resposta’, baseada em regras. Este exige do usuário uma consulta exata e específica. Como isso pode ser frustrante para quem o usa, essa configuração é cada vez menos comum. O segundo tipo é o que tem integrado em seu sistema a inteligência artificial (IA), que permite aos usuários se comunicarem naturalmente. São chatbots sofisticados que consultam, analisam e comparam dados armazenados em todos os sistemas corporativos.